Múltiplas Linguagens

30 de março de 2011 § Deixe um comentário

As Múltiplas Linguagens das Crianças e as Interações com a Natureza e a Cultura: Música, Dança e Gestualidade.

Orientações para a prática pedagógica

A seguir, algumas considerações encontradas na Coleção Proinfantil para o trabalho com a dança, a música e o teatro na escola:

Trabalhando a dança, a música e o teatro na escola

  • Pesquise e elabore um acervo rico de danças, textos, imagens, músicas e ritmos. Façam entrevistas, conversem com as pessoas do bairro, resgatem as histórias das comunidades onde as crianças vivem.
  • Eleja temas que possam orientar projetos, festas e outras formas de organização do conhecimento.
  • Envolva as crianças na pesquisa e na identificação destes conhecimentos.
  • Faça perguntas, ouça as perguntas das crianças, formule novas questões, estimule a curiosidade, a criatividade e a inventividade das crianças.
  • Reconheça interesses, gostos e desejos das crianças.
  • Busque ampliar o universo de conhecimentos que geram desejos e necessidades corporais e de movimento nas crianças.
  • Partilhe com elas danças, músicas e ritmos variados. Dance junto, dramatize, produza sons com diferentes objetos e com o próprio corpo.
  • Estabeleça relações com a cultura e o contexto das crianças.
  • Ajude-as a compreenderem sua cultura e história.
  • Valorize a identidade cultural que trazem.
  • Decida junto com as crianças o que irão experimentar e aprender.
  • Possibilite-as inventarem movimentos, gestos, jeitos de dançar, encenar, representar e se movimentar.
  • Garanta o aprendizado de técnicas (maneiras de fazer) que possibilitem às crianças realizarem movimentos e gestos com maior facilidade.
  • Permita que as crianças inventem suas próprias técnicas e maneiras de dançar, expressar, produzir ritmos e sons.
  • Trabalhe com as crianças a expressão de suas singularidades. Mas não se esqueça da produção coletiva dos gestos, dos movimentos, das relações, das dramatizações e da escolha dos temas. Os significados e sua compreensão emergem das relações compartilhadas, reconhecidas e apropriadas.
  • Estabeleça sempre que possível relações com o trabalho de outros(as) professores(as) e conhecimentos escolares.
  • As possibilidades de trabalhar a dança, o teatro, a música e o movimento na escola são infinitas.

Fonte: Coleção PROINFANTIL; Unidade 4 – Módulo IV / Karina Rizek Lopes, Roseana Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria, organizadoras. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2006. 74p.

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